Ae! Mais um game da Nintendo! E dessa vez é para um dos portáteis mais famosos no mundo dos jogos eletrônicos, sim o GameBoy Advance!


O ano é 2005, um ano após o lançamento do Nintendo DS e ano de lançamento do Xbox 360, e um ano bem agitado para o encanador mais famoso do mundo, um ano bem normal assim posso dizer. Mesmo com o sucesso do Nintendo DS, a Nintendo resolveu fazer mais alguns jogos para o queridinho Gameboy. Mario já possuia vários jogos de esporte e a Nintendo sempre conseguia trazer os melhor do esporte nos games do encanador, assim como fez em Mario Kart de 1992, Mario Golf em 1999(com a Camelot), Super Mario Strikers e Mario SuperStar Baseball de 2005.


Então, a Nintendo se juntou mais uma vez com a Camelot para desenvolver um dos melhores jogos de tênis já conhecidos. Tudo bem que jogos como Virtua Tennis ou Top Spin são mais realistas, mas este jogo em minha opinião é um dos melhores com certeza e vou explicar o porquê.








O jogo mostra uma coisa totalmente incomum, em seu próprio jogo Mario é colocado em segundo plano! Mas vamos ao que interessa mesmo, o jogo conta a história de duas crianças: Clay e Ace, que juntos iniciarão sua vida como jogadores, enfrentando rivais, superando desafios e é lógico encontrar Mario e sua turma. No início o jogador pode escolher o personagem que irá usar, seu nome e a mão de destaque (usar a mão direita ou esquerda para jogar). 
Os personagens são bem ao estilo anime (olhos grandes, “cabeções” para corpo pequeno), e isso é muito confortável, pois dá um toque infantil e simpático ao game. E são mais de 25 personagens jogáveis um show de raquetadas!








O sistema de jogo é simples: Jogar Tênis. Mas é claro, existem instrutores que irão ajudar o jogador a se familiarizar com as regras. O legal é que a Nintendo e a Camelot se preocuparam bastante com isso, pois os instrutores ensinam como usar de forma efetiva a mão escolhida, como levar a bola para o local desejado, como realizar um “serviço” bem trabalhado e etc. Outro meio de conhecer melhor este esporte, é entrando no glossário disponível no jogo, que explica de forma simples tudo o que é relacionado ao esporte e o jogo em si. 
Eu como tenista a 5 anos digo que fiquei super familiarizado com as regras e tenho certeza que qualquer criança aprenderá a diversão do Tênis em poucos minutos =D.








Além disso, existem os níveis que a cada missão ou jogo completo se ganha pontos de experiência que podem ser distribuídos para os personagens e suas habilidades, que incluem:


Power – Ou seja, a força de contra-ataque no jogo.


Control – Quanto maior o Control melhor o controle sobre a bola isso significa que em certas situações poderá mandar a bola onde desejar, tornando o jogo assim muito mais dinâmico.


Side Spin – Semelhante à Control.


Speed – Velocidade da bola que combinado a Power possui um poder de ataque esmagador.


E dentro destas habilidades, existem alguns subs que são tão importantes quanto estes já citados:


Serve – “Serviço” ou “Saque”, quanto maior esta barrinha, mais precisão terá em seus Saques.


Stroke – Pancada na bola, relacionado à Power.


Volley – Ou Volêio, é a precisão em sua pancada próxima a rede, quando não deixa a bola “pingar” em seu lado da quadra.


Top Spin – É um golpe preciso onde se concentra mais o Power.


Slice – O corte ou curva, quanto maior esta barrinha mais o seu Slice terá efeito, ou seja, fará uma curva mais acentuada.








Mas claro. Se tratando de Mario, nada pode ser tão real e é para isso que existem os Power Shots, para trazerem mais fantasia, dificuldade e diversão a este esporte. Os Power Shots são golpes super efetivos mais conhecidos como os “especiais”, onde após um tempo de troca de bola é possível usar um Power Shot que pode variar de personagem para personagem, exceto os protagonistas que o jogador pode selecionar o Power Shot que mais lhe agradar. Para não deixar o jogo tão rápido, os Power Shots tem poder de ataque e defesa, dependendo da situação em que em se encontra, uma habilidade é usada. Por exemplo:


- Na questão da defesa. O jogador está de um lado da quadra, e a bola vai para o outro lado, é óbvio que não dá tempo de chegar lá a tempo, mas ao ativar o Power Shot o personagem pode adquirir extrema velocidade e conseguir devolver a bola, ou simplesmente tacar a raquete aonde a bola irá para devolver. Isso faz a partida durar mais tempo, deixando de ser algo rápido e fácil.


- Outra situação é a de ataque que dependendo de sua posição, ao ativar o Power Shot um a bola receberá uma força de ataque destrutiva com quase 70% de chance de se conseguir o ponto neste exato momento.








Estes ataques são bem bonitos de se ver e a cada vez que é utilizado dá vontade de usar mais e mais, em minha opinião a questão da jogabilidade é excelente, a Nintendo e Camelot estão de parabéns!


As músicas não são uma obra de arte, mas não chega a ser um problema, o que chega a ser um problema é... Nada, eu não achei problemas XD, mas o que agrada bastante também são os minigames. 
Os minigames são super divertidos, e a maioria serve para treinar suas habilidades com a raquete e controle de bola, simplesmente um show de diversão!








O jogo dá muitas horas de diversão e é um dos melhores títulos do GameBoy Advance, mas eu falei, falei e falei e... Cadê o Mario? 





Bom, como eu disse, ele foi deixado em segundo plano, mas o que é mais assustador que isso é o que Mario e sua turma fazem. Eles são os melhores jogadores do mundo, e cabe ao jogador derrotá-los e mostrar quem é que manda. Sim, Peach é uma das mais poderosas em minha opinião e com certeza dará trabalho para os preguiçosos como eu. Mas para quem quiser, Mario e Cia são jogáveis no modo Exhibition e Multiplayer!














O jogo é excelente, o fato de o Mario estar em segundo plano não chega a ser um problema, mas sim um charme maior para o jogo,  tenho certeza que muitos irão se maravilhar com o mesmo!









E para terminar no maior estilo Mario Tennis!

“Thanks you so much for playing my game! But try again smash my shot.”

É isso! Até a próxima!

Nota final: 9.0




0 comentários: