Na vida, tudo se tem a primeira vez... O primeiro beijo, a primeira queda, o primeiro brinquedo, o primeiro "eu te amo" e essas coisas, a gente nunca esquece. Mas na vida de um Gamer em geral existe uma coisa que sempre fica guardada em nossa mente e em nosso coração: O primeiro jogo. A sensação de começar a jogar o seu primeiro jogo é fantástica, e é quase impossível algum outro game dar mais nostalgia e alegria que o primeiro. É mágico...
E dessa vez farei uma análise do primeiro jogo da minha vida: Sonic The Hedgehog 2 para Mega-Driver/Sega Genesis.




Ainda lembro do momento, hehe, eu tinha somente 2 anos e não tinha a mínima noção do que era aquilo. Lembro que conseguí passar as duas primeiras fases, derrotar o boss e começar a dar game-over na fase seguinte... Não me perguntem como eu conseguia essa proeza tão novo, eu não sei.


Foi graças ao meu primo que passou o controle do Mega-Driver III dele para mim que comecei minhas aventuras neste mundo virtual onde tudo pode acontecer... Encanadores salvam princesas, ouriços correm na velocidade do som, homens-bomba brincam pela tela na maior ingenuidade e por aí vai. O mundo eletrônico era e sempre foi mágico.
Hehe, mas chega de enrolação e vamos logo ao que interessa!




O ano é 1992, o mundo estava bem agitado com coisas que seria perda de tempo coloca-las aqui hehe. Mas faria um ano desde que a Sega lançou seu mascote que se tornou rival do encanador mais famoso do mundo e o mundo já estava ancioso por uma continuação de Sonic The Hedgehog. Então a Sega anunciou finalmente uma continuação para acalmar os corações dos jogadores por todo o mundo. Mas a pergunta que não queria calar, quem era aquela raposa ao lado de Sonic? Depois de uma aventura solo, Sonic teria um amiguinho para compartilhar suas aventuras. O jogo se popularizou no Brasil com o lançamento do Mega-Driver III, então... Muitos jogadores que compraram esse video-game em 1994 até 1996 ganharam também um Sonic 2 de presente hehe e foi por isso que entrei no mundo dos jogos \o.








Uma coisa que faz o mundo dos jogos eletrônicos girar são os RUMORES. E com Sonic não é diferente, a cada lançamento dezenas de rumores são lançados, é divertido. Com Sonic The Hedgehog 2 foi a mesma coisa, todos pensavam que nessa aventura Sonic e a raposa chamada Tails iriam fazer viajens no tempo. O rumor foi descartado, mas em 1993 a Sega lançaria o jogo Sonic CD para Sega CD, que este sim possuia viajens no tempo.


A história do jogo ainda é simples assim como o primeiro título, porém, assim como o jogo em seu todo trouxe novidades hehe.




Sonic estava apresentando sua mais nova habilidade para seus amigos: O Spin Dash, quando uma pequena raposa chegou desesperada avisando a todo que Dr.Robotnik havia retonado. Dr.Robotnik mesmo depois de apanhar legal para o raio azul, não aprendeu a lição e voltou a transformar os amigos de Sonic em robôs. Sonic então partiu em mais uma aventura, a raposa chamada Tails queria ir ajudar, Sonic não aceitou de início mas levou seu mais novo amigo com ele, mal sabia Sonic que alí nasceria uma grande e forte amizade.
Enquanto Sonic salvava seus amiguinhos, Dr.Robotnik estudava e descobriu que não existiam apenas seis Esmeraldas do Caos(Chaos Emeralds) mas sim SETE! E com isso ele poderia ter o poder ilimitado, pelo menos era o que ele achava. Criou então uma base espacial para continuar seus estudos e planos malígnos dando o nome da base de Death Egg(Ovo da Morte). Agora é o dever de Sonic & Tails salvarem seus amigos, destruírem o Death Egg e trazer a paz novamente ao seu planeta.




O jogo apresenta muitas novidades em relação ao primeiro, mas que não deixaram de lado as características que cativaram os jogadores pelo mundo.
As novidades são as cores, habilidades novas, e novo modo de jogo: o Multiplayer Vs. Onde dois jogadores poderão se enfrentar em uma aventura cheia de pergios e velocidade.


Como eu ia dizendo sobre as cores... O visual é legal, com cores mais fortes porém com um padrão inferior em relação ao primeiro, mas ainda assim é muito bom. Temos a Emerald Hill logo no início e é uma das fases mais marcantes do universo gamer, pois sua música e seu Level Design são fantásticos. Ao longo do jogo encontraremos uma indústria mecânica, ruínas aquáticas, megalopoles, florestas obscuras, um cenário vulcanico, uma usina de óleo que poluiu toda a água e um cenário que lembra muito um casino. Como podem ver o ambiente do jogo é bem diversificado e extenso, destaque para a Casino Night Zone, um ambiente já citado que como o próprio nome sugere é um lugar semelhante a um cassino e onde surgiu uma das ideias mais legais do universo Sonico: Transformar o Sonic em uma bola de pinball. Sim, essa ideia além de ser inovadora é fantástica experimentem jogar e vocês verão que não é brincadeira o que estou dizendo.




E uma característica do universo Sonico, é que a Sega criou o mesmo para sempre estar em desenvolvimento. Então a cada jogo do Sonic, algo novo e inovador deveria ser inserido no jogo, e agora falarei de uma habilidade que fez Sonic ficar mais rápido ainda: O Spin Dash, uma habilidade em que Sonic vira uma bola e começa a girar em um só lugar e ganha um impulso, girando pela fase durante um tempo em alta velocidade. Acabou virando uma característica que em todos os jogos seguintes da década foram inseridos essa habilidade, é uma pena que recentemente com a habilidade Boost de Sonic Unleashed o Spin Dash tenha se tornado inútil =/




Outra novidade relacionada as habilidades de Sonic é que após coletar todas as Sete Esmeraldas do Caos (via Bonus Stage, ao coletar 50 rins e passar po um checkpoint), Sonic poderia se transformar em Super Sonic, uma versão amarela, invencível e bem mais rápida do raio azul, para se manter em Super Sonic é preciso coletar 50 Rings e apertar o botão de pular duas vezes, a cada segundo 1 ring é perdido e ao chegar a 0 rings a transformação acaba. Yuji Naka confirmou que a semelhança do Super Sonic com os Super Sayajins de Dragonball Z foi proposital, pois Yuki era um grande fan da série e amigo de Akira, criador de DBZ.




Mas uma das coisas mais lindas que existem no jogo, são as músicas... Ahhhh sim... Elas são lindas e tocantes e cada uma combina com o ambiente em que foi destinada. Destaque para a música de encerramento chamada "Sweet, Sweet, Sweet" da banda Dreams Come True, a música foi regravada por Akon em 2006.




Como podem ver, a minha experiência com o primeiro jogo da minha vida foi fantástica, assim como um primeiro beijo deve ser. O jogo com tantas fases, músicas excelentes, level design das fases equivalente ao primeiro título e modo multiplayer, é impossível enjoar facilmente deste jogo, o jogo é PURA diversão e oferece dias de jogatina e alegria.




E você? Qual foi seu primeiro jogo? E como foi a experiência? Comente!


É isso!


Nota final: 9.0

1 comentários:

Anônimo disse...

engrasado este tambem foi o meu primeiro jogo, desde muinto pequeno teria 2 / 3 anos cuando me derão uma sega master sistem e jugava, depois uns anos mais tarde comprei uma mega drive se não me engano a 2, quando tinha uns 14 anos encontrei a venda uma versão moderna da mega drive com alguns jogos na memoria e tambem a comprei mas nunca consegui passar do nivel a seguir ao do petroleo aquele que tem caraguejos, lovadeus, e porcas por donde se pode subir. a um mes arranjei os classicos da mega drive para a psp (é a unica consola que tenho que não é sega XD) e hoje entuziasmenime e passei o jogo mas é bue dificil para o final. está muinto bem feito e é bastante bom, sou do 93 mas sempre cresci com o sonic (encuanto que outros com o dbz)é algo que faz parte de min de toda a vida, uma recordação da infancia. se quizeres falar sobre o jogo ou dar alguma opinião aqui tens o meu email (cualquer outro leitor que leia isto e que queira saber alguma coiza tambem me pode enviar um email) : flavio.dias.silva@hotmail.com