O ano era 1996 ano super foda, o melhor jogo do Mario em 3D seria lançado este ano, isso mesmo Mario 64! E quem vai dominar o mundo e se tornar a nova ordem mundial estaria nascendo neste ano também (eu!)


Bom galera, hoje eu vou fazer um review diferente, menos formal em minha opinião, estou tentando adotar um novo jeito de escrever pois assim me sinto mais livre.


Pokémon! Temos que pegaaar!!! 


Não... Pokémon não começou com Ash e seu amiguinho inseparável Pikachu, e isso já não é novidade. Pokémon é uma série de RPG que nasceu em 1996 criado pelo grande Satoshi Tajiri. Todo jogador deve ter jogado pelo menos uma vez na vida algum jogo de Pokémon, e toda criança pelo menos já assistiu algum episódio, o sucesso foi enorme sem dúvida, e é por isso que vim escrever sobre essa grande franquia que cresce a cada ano, principalmente agora com a febre de Pokémon Black & White e os 15 anos desta série. Então vamos lá! Vamos pelo inicio de tudo Okay? 








Na época, o grande sucesso no mundo dos games era o Game Boy, por ser um portátil barato e que possuía o cabo link: um acessório que permitia que dois jogadores conectassem seus portáteis e jogassem juntos. Então o que se deveria fazer? Estudar e criar jogos em que pudessem utilizar deste potencial do portátil. Satoshi queria inovar em algo, então ele pensou: “que tal fazer um jogo em que o jogador capturasse seus inimigos e usasse os mesmos ao seu favor... E podendo assim, trocá-los com seus amigos?”, e é a partir deste pensamento que o universo Pokémon se iniciou. Com 151 pokémons diferentes, Pokémon Red & Blue causaram um impacto enorme, o sucesso passou do que se era esperado e vou explicar para você o porquê =).








O lance é o seguinte: “Você é uma criança de 10 anos que sairá em sua jornada Pokémon e ser o melhor dos melhores em batalhas Pokémon”. 
No inicio o jogador escolhe um entre três Pokémon de diferentes elementos: Água, Fogo e Planta.


Assim como Pedra x Papel x Tesoura o sistema de batalhas é o seguinte:


- Água vence Fogo, porém possui desvantagem para Planta.


- Planta vence Água, mas tem desvantagem para Fogo.


- Fogo vence Planta, e possui desvantagem para Água.


Assim que escolher o Pokémon, o rival escolherá um Pokémon que tem vantagem sobre o seu. E aí começa sua jornada, derrotando seu rival, vencendo outros treinadores do jogo, ganhando insígnias e derrotando a Elite dos 4.








Como eu disse antes, Satoshi gostaria que o jogador pudesse usar os inimigos ao seu favor, e isso aconteceu: O jogador pode criar uma equipe de até 6 pokémon, isso foi uma grande jogada pois com 151 pokémon as possibilidades para formações de equipe são quase infinitas! (+ de 8000!)


As batalhas são por turnos e os golpes dos Pokémon são divididos em duas categorias: Físico e Especial, que dependendo do tipo (elemento) de cada Pokémon, o jogador poderia ter certa vantagem ou desvantagem sobre o adversário. 
Os atributos dos Pokémon são os seguintes: 


- HP. 
- Atk (ataque físico).
- Def (defesa). 
- Special (ataque e defesa especial de cada Pokémon ou golpe).
- Speed (velocidade).


Nesta época só existiam 15 tipos de Pokémon, e os mais poderosos eram os psíquicos que só tinham fraqueza contra Pokémon do mesmo tipo. E outra coisa, quanto maior o Speed de um Pokémon, maiores a chances de um Critical Hit (golpe crítico). Como podem ver, era bem divertido criar suas equipes e tals, mas o sistema de batalhas era um pouco bagunçado isso prejudicava um pouco o jogador, fazendo com que o mesmo não pudesse criar um número muito grande de táticas.








Bom, o objetivo é simples como eu disse antes, pegar as 8 insíginias do jogo que eram encontradas nos ginásios de certas cidades do jogo. Após a coleta destas insígnias é hora de ir desafiar a Elite dos quatro que é nada mais nada menos que o grupo mais poderoso do jogo, composto por 4 treinadores e o campeão dos campeões ao final, vencendo o mesmo o jogador será considerado o melhor treinador do jogo, simples não é mesmo? Mas não é só isso, conforme o jogador progride no jogo outras histórias aparecem no meio isso inclui algo relacionado a ajudar pessoas ou até encontrar Pokémons Lendários. E é claro que itens irão te ajudar como poções para recuperação de energia, itens para acréscimo de ataque de certo tipo de Pokémon, pedras evolutivas e etc. Basicamente é isso ^^.






Um fator importante que quase me esqueci de comentar é sobre o cabo link, falei dele, mas não entrei em detalhes. Como já havia dito antes, o jogo precisava usar deste acessório e isso foi concluído, os jogadores poderiam trocar seus pokémon para criar suas equipes pois existiam pokémons exclusivos para cada versão(Red & Blue), e alguns pokémon só evoluíam com troca, e a evolução de Pokémon é importante para garantir melhor defesa e ataque. Uma tecnologia incrível para a época que garantia uma diversão imensa ao receber pokémons de outra versão para melhorar sua equipe.






Para encerrar, o jogo foi simplesmente o sucesso total! O sucesso gerou animes, filmes e mangás que não citarei mais sobre isso, pois estou falando do jogo em si. E é isso, tudo bem que o sistema do cabo link não é o bicho, mas garante boas horas de jogatina e isso foi um incentivo aos produtores para criar outras versões de Pokémon melhorando tudo que já era bom e tudo que eles erraram. Jogadores mais jovens e que gostam de pancadaria não terão paciência ao término da primeira batalha, outros jogadores gostarão e viciarão mesmo sem querer. É isso, é o mundo Pokémon =).


Para terminar ao estilo Pokémon! 


PIKACHU! EU ESCOLHO VOCÊ!






É isso!


See Ya!


Nota Final: 9.0

0 comentários: