Eae manolos! É o HikaryZX aqui novamente 8D

Todos conhecedores do fantástico Mega-Drive/Genesis ou a maioria dos fans de Sonic conhecem essa simpática estrelinha mas os que não são desta época ou simplesmente não conhecem a enorme biblioteca de jogos de Mega-Drive/Genesis  devem estar se perguntando quem é essa estrelinha na imagem acima, este é ninguém menos que Ristar the Shooting Star, a estrela (literalmente) deste jogo de plataforma que foi produzido pela Sega no final da vida útil do Mega-Drive/Genesis.

O ano era 1995, a geração 16 bist estava sendo liderada por dois imperadores: o Super Nintendo e o Mega-Drive/Genesis, muitos jogos de peso estavam sendo lançados na época, destaque para Donkey Kong Country 2 e Mortal Combat 3.
Mas ao mesmo tempo, o mundo dos jogos eletrônicos estava se despedindo da quarta geração de vídeo-games com a mudança de geração passando dos 16 bits para 64 bits, era o início da quinta geração dos jogos eletrônicos com a chegada do Playstation, Sega Saturn e a Nintendo que estava grávida do Nintendo 64 que seria lançado em 1996.

Devido ao clima agitado, alguns jogos foram deixados de lado, ficando em segundo plano, e esse é o caso de Ristar, um jogo excelente, mas que não teve a atenção que deveria.

Vamos conhecer mais \o




Ristar The Shooting Star foi um game produzido pela mesma equipe que produziu os jogos do Sonic(Sonic Team), a história de Ristar começa alguns anos antes de seu lançamento. *flashback* Para a criação de Sonic muitas ideias surgiram, muitas mesmo,  entre essas ideias uma que devemos analisar é a de um coelho que andava pelo cenário e usava suas enormes orelhas que esticam para alcançar lugares mais altos. Mesmo assim, Sonic o ouriço foi quem tomou posse do lugar de mascote da empresa, pois poderia virar uma bola e rolar rapidamente pelo cenário. Mas se você pensa que essa ideia do coelho foi jogada no lixo está muito enganado! Essa idéia foi a que serviu de base para a criação de Ristar, no início seria o próprio coelho, mas conforme o tempo passava , foram surgindo alterações, MUITAS alterações, até que surgiu a estrelinha carismática que usaria seus braços para alcançar lugares mais altos substituindo as orelhas, essa estrelinha é chamada de... De... Qual é o nome dessa estrela? D8. Além de o personagem ter sido alterado, ele trocou seu nome várias vezes e um desses nomes era Dextar, mas na versão final do jogo já era reconhecido como Ristar.




“O jogo se passa no Sistema Valdi. Um pirata espacial, Kaiser Greedy fez com que todos os lideres dos planetas obedecessem somente as suas ordens. Os habitantes do Planeta Flora rezam para que um herói apareça e derrote Greedy. Depois de incansáveis rezas, eles conseguem alcançar a Deusa da Estrela, Oruto. Ela acorda uma de suas crianças, Ristar, com o único propósito de garantir os desejos das pessoas inocentes. Ele quem deve deter Greedy e seus seguidores de cada planeta da galáxia, para restaurar paz em cada uma delas.”

Como a maioria dos games de plataforma da época, o enredo é muito simples (um dia eu posto um jogo de plataforma com enredo mais trabalhado ¬-¬), mas não foi colocado do modo correto, deixando muitas coisas sem explicação, não darei exemplos para o jogo não perder a graça e não sou bom com spoilers, o que digo é que: Muitas coisas precisavam ser resolvidas, muita história ainda para contar, mas a Sega não levou a série para frente, um erro, pois se a série fosse melhor explorada com certeza(na minha opinião) seria uma série tão boa quanto Super Mario Bros. Enredo - Nota: 7.0




O visual é agradável, muito bem detalhado e confortável, o estudo das cores foi bem aplicado no jogo e tudo é bem “colorido”. O destaque fica para o ambiente do jogo: como o jogo se passa em um sistema “solar” diferente do nosso e seus planetas também possuem atmosferas diferentes, o ambiente de cada estágio é bem fora do comum, a vegetação não se parece com a vegetação terrestre, as cidades lembram aquelas representações de desenho animado de como devem ser as cidades alienígenas, nenhum rastro humano está presente no jogo (exceto um, em que podemos ver ao fundo uma pirâmide e castelos no segundo planeta).  Ristar é um personagem muito bem desenhado e chega a ser fofo, uma estrelinha com um rosto ingênuo, se encaixou perfeitamente no visual dos backgrounds. Resumindo, tudo foi muito bem pensado e trabalhado. Visual - Nota: 10




Bom, Ristar não é muito diferente dos outros jogos de plataforma, você precisa somente andar pela fase e chegar ao final, mesmo com o fato de poder esticar os braços isso não muda muito, mas mesmo assim é divertido pois o cenário interage com o jogador, isso mesmo, por exemplo: existem plantas que com ao ajuda do vento elas se desprendem do chão, é possível agarrar essas plantas que o levarão a locais mais altos lançando o jogador possivelmente para um Bônus Stage, ou em uma fase de fogo que lava pode subir pra acabar com Ristar, e o jogador tem que ser habilidoso e preciso para poder usar os itens disponíveis na fase para não acabar sendo torrado. E assim como Sonic The Hedgehog, a Sonic Team trabalhou muito bem no Level Design do jogo, o jogador tem diversos caminhos e atalhos para seguir e cada um tem seu benefício, alguns caminhos farão com que o jogador participe de um Puzzle enquanto caminha pela fase, outros caminhos estarão repletos de inimigos para serem destruídos. Com tantos caminhos, fica até difícil de encontrar um Bônus Stage, que são manivelas que fazem Ristar girar e ser atirado em alta velocidade para um portal que o levará para um local onde se encontra um tesouro que gera muitos pontos, os Bônus Stages estão em todas as fases, um bônus para cada fase.  Level Design – Nota: 10




Um dos erros do jogo fica na questão de jogabilidade, Ristar não obedece muito bem nossos comandos levando o jogador diretamente para a morte em alguns casos, ou oferecendo aquela horrível sensação de que “poderia fazer isso mas não deu”. Ristar não é o personagem que pula mais alto nos jogos de plataforma, mas é o que fica no ar por mais tempo, garantindo um curto tempo que será necessário para tomar decisões em relação a que caminho seguir, o jogador pode escolher cair e seguir um caminho ou se pendurar em um galho e seguir outro caminho.
Mas vamos falar do básico e mais importante, Ristar usa os braços para acabar com seus inimigos, segurando os mesmos e dando uma cabeçada fatal logo em seguida, é possível até pegar caminhos alternativos com a ajuda dos inimigos, quando o jogador se choca com um inimigo no ar, Ristar recebe um impulso para cima, que dependendo de como o jogador joga, pode ser um atalho a ser seguido, uma vida a mais, um bônus stage e etc. Tenho certeza que esses movimentos de Ristar poderiam ser muito bem explorados em um jogo novo para o Wii, mas a Sega esqueceu o coitado =/. Jogabilidade – Nota: 8.0




O aúdio é excelente, todas as músicas são perfeitas, mágicas, possui um pouco de chiado, mas não é algo que deve se levar em conta, eu tenho todas as músicas salvas no PC e sempre escuto, meu pai reclama que eu ouço as mesmas músicas trocentas vezes XD.
Cada fase possui seu próprio estilo de música e todas as músicas combinam com a fase em que é encontrada. Como o jogo não foi bem divulgado acabou ficando de lado e suas músicas também, mas na minha opinião estão entre as melhores músicas do Mega-Drive/Genesis. Além disso, o Ristar possui uma voz! É infantil e meiga se encaixando perfeitamente com o personagem, Ristar é como Mario, fala quando pula, quando é atingido, quando morre e etc. A Sega sabe trabalhar com música desde o milênio passado, e isso é um fato. Aúdio – Nota: 10

O jogo rende muitas horas agradáveis, é divertido, interativo e possui um modo de exploração excelente, reunindo o que se tem de bom no jogo, como música e level design, com certeza dá muita vontade de jogar novamente, as respostas de Ristar aos comandos decepcionam um pouco mas de resto, o jogo é muito bom. Resumindo, o jogo é muito bom e vale a pena. Replay – Nota: 8,5



Espero que tenham gostado do meu terceiro review \o

E para terminar o review com estilo estelar:

“hasta la vista baby!” (quem já zerou o game entende do que estou falando XD)

See Ya!

Nota final: 9.0

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