O ano é 1985, ano sem muitas emoções, surge no Brasil a DEAM em São Paulo, Nasce o jogador Cristiano Ronaldo e falece o presidente que não tomou posse, Tancredo Neves.
Mas também é o ano em que a Nintendo começa a fazer testes para vender o NES na América do norte e época de jogar os planos na mesa, porque a partir daquele momento, o mundo dos games começaria a crescer, e crescer... E BOOOOOOM! Super Mario Bros lançou! O futuro mascote da Nintendo!

Super Mario Bros é um excelente jogo, tanto, que colocou um padrão de como seriam os games plataforma na época, simplicidade era o testaque no jogo e isso impressionou a todos, crianças, adolescentes, adultos, e idosos, foi uma marco memorável para a história dos jogos eletrônicos. O bigodudo fez sucesso e continua fazendo sucesso até hoje, pois nunca perdeu sua essência, sua simplicidade, e qualidade, espero que gostem deste review ^^.

Bom, como comecei escrevendo sobre o Sonic, nada melhor do que escrever sobre seu maior rival não é mesmo? E que coisa, sempre joguei Super Mario Bros, sempre achei perfeito, mas então resolvi jogar e estudar para fazer este review, e reparei coisas que antes para mim não faziam importância, mas que agora, mudam o jeito de jogar.

Minha opinião mudou? Claro! Vamos conferir \o




Desta vez começarei com o enredo, ao invés de colocá-lo no meio da review, é melhor deste jeito, pois assim o leitor compreende o game e sua história logo de início.

Uau! Um mundo em que tudo é fantasia colorida!

O enredo é básico, bem básico mesmo, simples assim como o de Sonic 1, simples e ingênuo, mas que tem seu charme, e que se repetiu ao longo de vários títulos da série:

“Mario foi convidado pela princesa Peach para saborear um bolo em seu castelo, quando o bigodudo chega ao local, é avisado de que a princesa foi raptada pelo malvado Bowser, agora é a sua vez de ajudar Mario nessa incrível aventura”

Tudo bem, eu disse incrível por ser fantasioso XP. Como eu disse, é simples, tanto que chega a ser infantil, nunca joguei este game pelo enredo, mas como tenho que analisar isso... Coitado do Mario é trollado várias vezes pelo Bowser que sempre engana o bigodudo, o que o bigodudo faz? Viaja o mundo inteira em busca da princesa, quando chega ao castelo, descobre que ela não está lá, mas sim, em outro castelo, e assim vai a aventura inteira, Mario, um ser baixinho e gorducho, tendo que correr e pular penhasco, e quando encontra a princesa, o que ele ganha?! ..... UM BEIJINHO! Pô, que gratidão é essa Peach, o cara viajou o mundo por você, moveu céus e terra e você só faz isso por ele? Mas mesmo assim Mario tem esperanças de Peach o reconhecer como seu amor, tanta esperança que ele repete o que fez nesse game umas trocentas vezes em outros trocentos títulos. Mario eu aprecio essa sua luta, nunca desista! Nota: 8.0




O visual é bonito em algumas fases, a cores usadas são fortes e chamativas, porém, o cenário é pouco detalhado, eu sei fazer o background no Paint em poucos segundos, sério. Tudo bem que o NES não é muito potente, mas mesmo assim, o cenário chega a ser infantil demais, se compararem com Mega Man, pode ser o primeiro mesmo, irão ver o que quero dizer, mas tudo bem, a Nintendo melhorou muito em relação a isso com o tempo de experiência =). Mas vejamos por este lado, a Nintendo não estava lançando um game para ser uma máquina mortífera em gráficos na época, e sim, um game simples, bem básico, mas que chamasse a atenção por isso, foi jogada da Nintendo propositalmente. Nota: 8,5


Agora falemos de jogabilidade, Super Mario Bros é divertido, e é simples de se jogar, é só andar, correr, pular, pular, correr pular de novo. Não existem comandos difíceis para e usar, você precisa somente andar para frente com Mario, pular em cima dos Goombas ou Koopa Troopas, passando pela fase, simples não é? Mas existem itens que te ajudarão na aventura como os Coins, as moedinhas do jogo, que ao se coletar 100 desses Coins o jogador será presenteado com uma nova vida. E diferente do Sonic, o Mario não conta com isso para se defender da morte, ele tem a ajuda dos Mushrooms (cogumelos), mas o que é isso? Bom, Mario é um ser diferente, ele varia de tamanho, o jogador começa usando a versão do Mario baixinho, ao coletar um Mushroom, Mario cresce, se levar um dano, volta ao tamanho normal (baixinho) se levar mais um dano estando nesta forma, é morte meu caro leitor. E, além disso, Mario pode passar por uma “transformação” ao coletar a Fire Flower, que fará nosso amigo bigodudo ter seu chakra aumentado e poderá soltar HADOUKEN! Brincadeira, Mario poderá tacar bolinhas de fogo no cenário, que destruirão seus inimigos, o sistema de dano é o mesmo do Mushroom. Outra coisa que é de passagem bem rápida existe passagens secretas por todo o game, que não vou falar quais são hehe. Nota: 10






Sendo um game de plataforma, devemos analisar o Level Design, tenho certeza que muitos nintendistas não aprovam o que estou dizendo, e vai continuar assim até o final deste post.
O Level Design é muito sem criatividade, é somente o jogador andar para frente correndo e passa a fase, não tem muito que o explorar, e isso e repete em todas as fases seguintes a primeira, até o Sonic 1 de Master System tem mais exploração e level design superior ao Super Mario Bros, mas eu não entendo, eu não canso de jogar Super Mario Bros, e vou explicar isso ainda neste post. Nota: 5.0

O  áudio, é simples, mas senão me engano, só existem umas 6 músicas no jogo inteiro, a música da primeira fase se repete em quase todas as fases seguintes sem nem ao menos mudar o ritmo, ficou simples tudo bem, mas sinceramente acho que foi preguiça da Nintendo assim como fizeram em Super Mario Bros 2, afinal, errar é humano. Mesmo as músicas sendo incríveis, se tornando um símbolo musical que representa o Mario e até mesmo representa a própria Nintendo, acho que deveriam colocar mais músicas no jogo, fizeram um trabalho tão belo com essas poucas músicas, tenho certeza que poderiam fazer melhor. Nota: 8.5


O fator replay desse jogo é monstruoso O.o, mas no bom sentido claro, mesmo com Level Design sem criatividade, poucas músicas, simplicidade nos gráficos, o game vicia, hoje conversando com meus amigos nintendistas na escola, falei que o jogo é do capeta XD, eu não sou o maior fan do Mario, mas o jogo vicia, é quase impossível enjoar das fases(exceto as aquáticas, eu odeio), não sei como a Nintendo fez isso, mas é show. Não tenho muito o que dizer neste critério pois é a pura realidade. Nota 10






Tudo bem que elogiei Super Mario Bros no começo do review, mas para mim, Super Mario World é o melhor, um dia escrevo sobre este fantástico game.

E é isso ^^, espero que tenham gostado do segundo review =D

E para terminar ao estilo Mario:

“Thank you so much for playing my game!”

See Ya!

Nota Final: 9.0

0 comentários: